sexta-feira, 29 de maio de 2009

Venham visitar o Museu Municipal Leonel Trindade...

Texto Colectivo


"A nossa turma partiu à "Descoberta de Torres Vedras" no dia 30 de Abril. Desta vez, a aventura ia acontecer no Museu da Cidade... Era uma visita de estudo subordinada ao tema "As Linhas de Torres" e orientada pela Carla, já nossa amiga.

Nós sabíamos que no início do século XIX, Napoleão Bonaparte, imperador francês, tinha desencadeado uma "guerra" para dominar toda a Europa.

Assim, as tropas francesas invadem Portugal em Novembro de 1807. Para nos ajudar nesta guerra chegou ao nosso país o Duque de Wellington, general inglês, que juntamente com os generais portugueses decidiram construir uma tripla linha de defesa da cidade de Lisboa.



Foi interessante chegar ao Museu e observar a maqueta que representava uma batalha travada entre as tropas francesas e o exército luso-britânico.




Ficámos a saber que o Forte de São Vicente desempenhou um papel muito importante na defesa da cidade de Lisboa.

Vimos a mesa onde os generais Arthur Wellesley e Kellermann assinaram um acordo de cessar-fogo e a retirada dos franceses, após a Batalha do Vimeiro.




Noutra maqueta, nós vimos representado o sistema de fortificações construído para defender Lisboa das invasões francesas.

E recordámos que o monumento que evoca as vitórias luso-britânicas durante estas invasões francesas situa-se no Jardim da Graça "Obelisco".

E mais uma vez, saímos enriquecidos de saberes sobre a história da nossa cidade.

No final da visita de estudo, nós preenchemos um questionário para testar os nossos conhecimentos históricos.

Gostámos muito de ver a representação das "Linhas de Torres ".






Napoleão Bonaparte

Duque de Wellington



Batalha do Vimeiro....











As bandeiras dos regimentos presentes na defesa das
Linhas de Torres







Mesa onde foi assinado o acordo de cessar-fogo





A recolher informação....


Chegada a hora

de testar os conhecimentos....

7 comentários:

  1. Eu gostei muito de ver as três bandeiras dos regimentos presentes na defesa das Linhas de Torres.
    E também dos soldados da batalha do Vimeiro.

    ANDRÉ

    ResponderEliminar
  2. Esta foi uma das minhas visitas de estudo preferidas. Adorei a maqueta da Batalha do Vimeiro, a das Linhas de Torres e a mesa onde foi assinado o Tratado. Aprendi que, com a ajuda do exército Inglês, derrotámos os Franceses e não deixámos que Napoleão Bonaparte conquistasse toda a Europa.

    ResponderEliminar
  3. Tal como os meus colegas dizem, adorei conhecer coisas da história sobre a minha localidade, e de batalhas que passei a conhecer depois da ida ao Museu Municipal Leonel Trindade.

    ResponderEliminar
  4. Nós fomos ao Museu Leonel Trindade e o que eu mais gostei de ver foi a maquete que representava a Batalha do Vimeiro e a secretária onde os dois generais assinaram o acordo para a guerra acabar.
    Eu gostei de aprender algumas coisas sobre as Invasões Francesas e as Linhas de Torres.
    Inês

    ResponderEliminar
  5. Eu gostei muito de visitar o Museu Municipal, porque tínhamos umas capas com folhas para responder a perguntas e aprendemos muitas coisas naquela visita. Eu gostei muito dessa visita também, porque fala da História de Portugal e da minha cidade de Torres Vedras.

    ResponderEliminar
  6. Eu adorei visitar o Museu Municipal Leonel Trindade porque aprendi a história de batalhas e de generais que participaram nas batalhas.
    Também aprendi que Napoleão Bonaparte queria dominar toda a Europa e que foram criadas as Linhas de Torres para proteger Lisboa porque Napoleão Bonaparte queria atacar Lisboa porque era a capital de Portugal.
    Também gostei muito de fazer o desenho do Duque de Wellington e está aqui no blogue. É logo o primeiro desenho que está aqui no blogue.
    Adorei!
    Patrícia

    ResponderEliminar
  7. No dia em que visitámos o Museu Municipal Leonel Trindade fiquei a saber mais sobre a História de Portugal. Vimos as maquetas da Batalha do Vimeiro e das Linhas de Torres.
    Vimos as bandeiras dos regimentos presentes na defesa das Linhas de Torres que foram construídas para defender Lisboa das Invasões Francesas. Preenchemos um inquérito sobre o que tinhamos aprendido naquela visita.
    Maria.

    ResponderEliminar