quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Maleta Pedagógica na Escola



PROFISSÃO - SAPATEIRO





Frequentemente hereditário, o ofício de sapateiro exigia uma aprendizagem longa e algo rigorosa. Tratava-se, no entanto, de um esforço compensador pois o trabalho estava garantido durante todo o ano, o que se revelava, sem dúvida, invejável numa época em que a estação fria deixava praticamente todos sem emprego. Da bota ao calçado fino, o trabalho raramente faltava. A partir dos anos 60, o fabrico artesanal de calçado começou a dar sinais de decadência, limitando-se, actualmente, a poucos sapateiros que ainda conservam as portas abertas.




SAPATEIROS DA PONTE DO ROL


Chamam-se Leandro Nascimento Roque, com 64 anos de idade, e Álvaro Santos Roque, com 57 anos. São irmãos e herdaram a profissão do pai, começando a trabalhar por volta dos 11 anos, depois de terminarem a instrução primária.
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Fazem todo o tipo de calçado, desde o corte ao acabamento.
Utilizam como ferramentas, facas, martelos, alicates, turquês, pregos e como matéria prima as peles. Peles de várias cores, qualidades e espessuras, dependendo da sua aplicação.
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Ao serem questionados sobre a quantidade de clientes que actualmente os procuram, responderam: "Agora, muito menos que no passado. Porque quem procura este tipo de calçado, são pessoas que gostam mesmo, e que nunca deixam de vir. Agora o negócio não tem nada a ver com o que era. Houve alturas em que tínhamos tanto que fazer, que éramos seis a trabalhar".
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Para fazer um par de botas são gastas cerca de 11 horas e para um par de sapatos 8 horas.


Sr. Leandro
Corte da pele
Colagem das várias peças
Coser as várias peças à máquina

Sr. Álvaro
Moldar a palmilha à forma
Moldar a pele na forma e coser as várias peças à mão


Colar a sola
Coser a sola
Elaboração do salto

Colocação das capas e acabamento


ALGUNS PARES ACABADOS


MESA DE SAPATEIRO




HISTÓRIA DO SAPATO


Sapato é a peça do vestuário que possui a finalidade de proteger os pés.
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Em inglês, shoe deriva de uma palavra do inglês antigo, sckh que, por sua vez, provém da palavra latina obscuro, que significa oculto ou coberto.
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Muitos atribuem aos egípcios a arte de curtir couro e fabricar sapatos, porém, existem evidências de que os sapatos foram inventados muito antes, no final do Período Paleolítico.
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Nos países frios, os sapatos e as botas são protectores dos pés e, nos países mais quentes, as sandálias e os chinelos são os mais usados.
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Hoje, esta peça transcendeu a sua finalidade inicial e serve como adorno e acessório de moda.



























24 comentários:

  1. A professora tinha-nos falado de uma surpresa, sobre a qual ficámos excitadíssimos. Quando chegámos à sala, a Carla e a Mara estavam a chegar. Elas trabalham no Museu Municipal Leonel Trindade e vieram explicar como é o trabalho de um sapateiro.
    Mediram-nos o tamanho da sola do nosso sapato, em centímetros.
    Depois, cortámos um desenho e colocámos nos nossos sapatos, o meu era em forma de coração e está colocado no blogue. Conseguem descobri-lo?

    Maria Tavares

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  2. Na verdade isto foi uma surpresa de que a professora já nos tinha falado, mas não fazíamos ideia do que seria. Quando vimos a Carla e a Mara entrar na nossa sala, achámos logo que era uma coisa interessante e divertida de se fazer e aprender. A parte de que gostei mais foi a que aprendemos como se fazem sapatos à mão.
    Eu adorei a «Maleta Pedagógica».

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  3. A Carla e a Mara vieram à nossa escola fazer uma actividade chamada a Maleta Pedagógica!Explicaram que no concelho de Torres Vedras só há dois sapateiros e são irmãos ,explicaram muitas coisas e no final mediram os pés a toda a gente!Eu sou quem tem os pés mais pequenos e o meu colega Guilherme é quem tem os pés maiores.Depois cortámos figuras e depois colámos nos nossos sapatos as figuras!
    Foi muito divertido!

    Carla Correia

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  4. A Mara e a Carla fizeram-nos uma surpresa.Primeiro explicaram-nos o que era a profissão de sapateiro e que esta estava quase a desaparecer. A seguir mostraram-nos algumas fotografias, sobre dois irmãos sapateiros e alguns utensílios, usados na sua profissão. Também fizemos algumas decorações para os nossos sapatos.
    Eu acho que foi divertido!!!
    Inês

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  5. A professora há pouco tempo falou-nos de uma surpresa. E a surpresa foi esta: a Carla e a Mara, que trabalham no Museu Municipal Leonel Trindade, foram à nossa sala. A Carla e a Mara contaram-nos uma história de um sapateiro e explicaram-nos como se faziam sapatos à mão. Depois, elas mediram a sola do nosso sapato. A seguir recortámos com uma tesoura um desenho que a Carla e a Mara nos deram, a mim calhou-me um cão mas havia mais figuras para recortar como a baleia, o coração, a flor, etc. Eu adorei esta actividade!!!

    Zé Maria

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  6. A Mara e a Carla vieram à nossa escola, explicar como se faziam sapatos à mão.
    Elas trabalham no Museu Municipal Leonel Trindade.
    Eu gostei muito da «Maleta Pedagógica»
    Tinham peles para sapatos e formas de sapatos.
    Foi divertido.

    André

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  7. A Carla e a Mara vieram visitar-nos com o tema “A Maleta Pedagógica”.
    Elas vieram-nos explicar que os sapateiros que fazem os sapatos à mão estão em via de extinção.
    Vimos várias fotos do Sr.Leandro e do Sr.Álvaro a fabricarem os sapatos à mão.
    No final,a Carla e a Mara ofereceram-nos um desenho para recortarmos e colarmos no nosso sapato.
    Foi muito divertido aprender a fazer sapatos!

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  8. A Carla e a Mara foram à nossa escola fazer-nos uma surpresa.Falaram sobre os sapateiros que fazem os sapatos à mão e que estão em vias de extinção.Explicaram-nos todo o processo da manufactura com algumas fotografias e disseram-nos que o tempo que demorava a fazer um par de sapatos era aproximadamente de sete horas.
    Foi interessante esta visita porque nós desconheciamos como se faziam estes sapatos e assim ficámos a saber de uma forma divertida.

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  9. A professora já nos tinha falado de uma visita de estudo. Pensei logo que era daquelas visitas de estudo de nos dirigirmos ao próprio local da visita de estudo. Mas mesmo assim tinha alguma curiosidade.
    Quando chegou o dia daquela surpresa, vimos a Carla e a Mara, duas senhoras que trabalham no Museu Municipal Leonel Trindade, a entrarem na nossa sala de aula.
    A Carla e a Mara começaram por explicar como se fazem os sapatos à mão, depois ambas nos mostraram os materiais que estes dois sapateiros usam.
    Elas mediram-nos os nossos sapatos,observámos que a nossa colega Carla é a que tem o pé menor e que o nosso colega Guilherme é o que tem o pé maior.
    EU GOSTEI MUITO DESTA MALETA PEDAGÓGICA!!!!.

    MARIA LEONOR VIEGAS

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  10. Neste dia a professora preparou-nos uma surpresa. Quando a Mara e a Carla entraram na nossa sala de aula ficámos muitos surpreendidos, foram falar de como era a profissão de sapateiro.
    Tiraram as medidas dos nossos sapatos para saber qual era o maior, e o mais comprido foi o do Guilherme.
    No fim recortámos uns moldes que elas nos deram para colar nos nossos sapatos.


    Francisco Correia

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  11. A Carla e a Mara vieram à nossa escola,explicar como se faziam sapatos à mão.
    Elas mediram-nos os pés e disseram-nos quem tem os pés mais pequenos e os maiores.Também fizeram umas flores para aplicarmos nos nossos sapatos.
    Foi muito divertido!

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  12. Filipa disse:

    A "maleta pedagógica" foi uma actividade muito interessante e gira .
    Eu acho que este tipo de sapateiros não deveriam acabar porque acho que estes sapateiros não são iguais aos outros, porque eles usam mais a natureza .

    Flipa Garrido

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  13. A professora tinha falado de uma surpresa que nos estava a preparar.
    Não faziamos ideia do que seria até, vermos entrar na sala a Mara e a Carla.
    Elas vieram falar-nos acerca da profissão de sapateiro. Ficámos a saber muito mais sobre esta profissão...
    Gostei muito desta actividade da "Maleta Pedagógica".

    Diogo Moura

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  14. Eu gostei muito desta actividade que a professora preparou para a turma. A "Maleta Pedagógica", a Carla e a Mara entraram na sala de aula para nos explicarem a profissão de sapateiro. No fim a Carla e a Mara deram-nos tecido para nós recortarmos e colocarmos nos nossos sapatos.
    Foi divertido!

    Tomás Morgado

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  15. A Mara e a Carla fizeram-nos uma grande surpresa quando entraram na nossa sala. Foram muito simpáticas e ensinaram-nos como se fazem sapatos à mão. Ainda mediram os nossos pés e fizeram desenhos. O meu desenho foi uma baleia. Gostei muito da actividade "Maleta Pedagógica" e diverti-me muito, adorei saber mais sobre esta profissão de sapateiro.

    Gil Silva

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  16. No dia em que a Carla e a Mara vieram cá à nossa sala elas falaram que a profissão de sapateiro estava a desaparecer!
    A Carla e a Mara trouxeram várias imagens com uns sapateiros a construir sapatos.
    Eu gostei muito desta actividade!
    Rodolfo

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  17. A Mara e a Carla,vieram fazer-nos uma visita!Elas falaram sobre uma profissão em vias de extinção.Trouxeram formas de sapatos e fotografias de dois irmãos sapateiros!
    Mediram os nossos pés para nos explicar como é que os sapateiros sabiam o tamanho do sapato.
    Adorei esta experiência!

    JOANA

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  18. A actividade “Maleta Pedagógica” foi muito gira. A professora já nos tinha anunciado que íamos ter uma surpresa mas nós não sabíamos o que era. Quando a Carla e a Mara chegaram ficámos muito surpreendidos e logo começámos a perceber mais ou menos no que se basearia a actividade.
    Primeiro ouvimos a história dos sapateiros da Ponte do Rol e depois medimos o nosso pé.
    Para medirmos o pé tivemos de pôr o pé em cima da mesa e usar a fita métrica. Depois foi só registar num papelinho a medida.
    Por fim recortámos um bonequinho e pusemos no nosso sapato.

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  19. Na nossa sala havia um mistério...
    Finalmente a nossa professora disse-nos que havia uma surpresa para nós.
    Depois à nossa sala chegaram a Carla e a Mara.E na nossa cabeça estava entalada uma questão.
    -Mas o que é que elas estão aqui a fazer??
    Finalmente elas explicaram-nos que iam ensinar-nos mais sobre a profissão «Sapateiro».
    Mostraram-nos fotografias de sapateiros a moldarem e a fabricarem os sapatos, etc.
    Adorei este dia!Foi o máximo!!

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  20. A Mara e a Carla foram à nossa sala explicar como se fazem sapatos à mão. Trouxeram formas de sapatos, peles para cobrir sapatos e fotografias de uns sapateiros...
    Gostei muito desta actividade da "Maleta Pegadógica".


    Guilherme

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  21. A Mara e a Carla quando entraram na sala foi uma surpresa!Elas falaram sobre dois sapateiros da Ponte do Rol.
    A seguir, nós recortámos uma figura em tecido para colorir o nosso sapato.
    Esta actividade foi muito engraçada!

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  22. Quando a Carla e a Mara entraram na nossa sala,foi uma grande surpresa!Vieram-nos dizer que a profissão de sapateiro estava em perigo de acabar.Também nos explicaram como se faziam os sapatos à mão passo a passo.Também medimos os pés,o da Carla era o mais pequeno e o do Guilherme era o maior (só por causa do sapato).No fim deram-nos acessórios para colocarmos nos nossos sapatos.

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  23. A Mara e a Carla entraram na nossa sala e disseram que a profissão de sapateiro estava em risco de acabar. Nós recortámos um cão para pôr no sapato. Eu gostei desta actividade.
    Bernardo

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  24. A «Maleta Pedagógica» foi uma surpresa que a professora nos preparou.
    A Mara e a Carla foram à nossa sala
    falar-nos da profissão «sapateiro».
    Eu adorei esta actividade.

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