terça-feira, 25 de maio de 2010

Que Bela Visita de Estudo!





Fomos a Óbidos de comboio.
Para alguns alunos foi a primeira vez que andaram de comboio.
Foi uma viagem agradável!









Este projecto começou com uma visita guiada pela Patrícia que nos conduziu à Igreja de S. João. Nesta Igreja apareceu a Rainha D. Isabel, esposa de D. Dinis. Era uma mulher bondosa e tinha pena dos pobres e doentes. Fundou o convento das freiras da Ordem de S. Domingos.









Continuámos até à porta da Vila e passámos pela rua Josefa de Óbidos, o nome desta rua deve-se à conhecida pintora que viveu e trabalhou nesta Vila no século XVII.










A seguir, entrámos na Igreja da Misericórdia que tem a sua fundação ligada à Rainha D. Leonor, a quem se deve igualmente a construção do hospital que lhe era anexo.










Os passadiços aparecem como uma constante revelando as origens medievais desta vila. O passadiço permitia a passagem de uma casa para a outra sem os seus habitantes atravessarem a rua.












Continuando a nossa visita guiada, nós parámos na Praça e Igreja de Santa Maria onde apareceu a rainha D. Catarina d'Áustria. Vinha vestida a rigor e recebeu-nos com agrado. Esta rainha foi esposa de D. João III e mandou construir um Aqueduto com três quilómetros que trazia água de uma nascente localizada numa aldeia chamada Usseira. O Chafariz da Vila deve a sua construção a D. Catarina d'Áustria. Este chafariz serviu a população de Óbidos durante vários séculos.










Dirigimo-nos para a Igreja de S. Tiago do Castelo e apreciámos a Torre Albarrã e a Torre D. Fernando I








Só parámos junto da extensa muralha do Castelo para assistir a uma pequena peça de teatro de fantoches. Esta peça "A Tomada do Castelo" foi representada por alguns colegas que interpretaram as personagens de D. Afonso Henriques, Gonçalo da Maia, o alcaide Ismael e a sua filha, uma princesa moura. Aprendemos que na noite de 10 para 11 de Janeiro de 1148, D. Afonso Henriques e os seus soldados conquistaram Óbidos aos mouros.

















Aproveitámos para almoçar e descansar um pouco num parque situado no Cerco do Castelo. À tarde aguardávamos uma nova aventura.


...................


Regressámos ao Posto de Turismo para dar início ao Peddy - Paper.
Recebemos um roteiro que tínhamos de preencher percorrendo toda a vila.
Esta actividade foi muito interessante porque seguimos as pistas do roteiro e partimos à conquista de Óbidos.
O Peddy - Paper terminou junto do Castelo sugerindo que pertencêssemos à Nobreza e registássemos o nosso Brasão.
















De seguida, visitámos o jardim interior do Castelo e devido à sua beleza resolvemos fazer uma sessão fotográfica.


FOI DIVERTIDO!






Este castelo foi transformado em palácio no século XVI, abrigando actualmente uma pousada que conserva as características manuelinas.







Aprendemos muito nesta visita de estudo e observámos como Óbidos é uma Vila muito antiga e bonita e por isso, era oferecida às Rainhas como prenda de casamento.

Houve três rainhas que lá viveram e preocuparam-se em embelezar e melhorar o aspecto daquela Vila. Os seus nomes são D. Isabel, D. Leonor e D. Catarina.

Durante esta visita, comportámo-nos como verdadeiras princesas e príncipes, até porque usávamos umas coroas na cabeça que nos ofereceram logo à chegada a Óbidos.





Também recebemos da Rainha D. Isabel umas rosas brancas que simbolizavam "O Milagre das Rosas"
e que trouxemos para a escola como recordação. A rainha D. Leonor também nos presenteou com uns doces e um pergaminho.






Este pergaminho certificava que a nossa turma tinha participado nesta visita de estudo à mui nobre e sempre leal Vila de Óbidos no dia 15 de Abril do ano da graça do Senhor de 2010.

...............................


Alguns alunos entraram numa "Gift Shop" e compraram presentes como lápis, borrachas, canetas, porta-chaves e crachás com motivos alusivos à história de Óbidos.








A viagem de regressso correu bem e na estação de comboios de Torres Vedras, os nossos pais aguardavam a nossa chegada.






Recomendamos este projecto "Óbidos visto pelas Crianças" a outras turmas porque recuámos até ao tempo dos castelos, convivemos com personagens da história do nossso país e os conhecimentos ficaram enriquecidos.
................................
Foi "aprender" de uma maneira diferente...


20 comentários:

  1. No dia 15 de Abril a nossa turma foi a Óbidos.
    Neste projecto participámos em duas actividades.
    Primeiro fizemos uma visita à vila. Ao longo dessa visita apareceram rainhas que contaram algumas coisas sobre a sua vida. E foram elas:
    A Rainha D.Isabel, D.Leonor e D. Catarina d' Áustria.
    A Rainha que eu mais admirei foi D.Leonor porque ajudava a curar os doentes e tinha muito bom coração.
    A seguir fizemos o Peddy-Paper. Nessa actividade nós recebemos um livrinho para o completar, à medida que íamos percorrendo e conhecendo a vila de Óbidos.
    Eu achei esta visita interessante e divertida mas um pouco cansativa, pois tivemos que andar muito!!!
    Inês

    ResponderEliminar
  2. Eu gostei muito da visita a Óbidos. Logo de manhãzinha levantámo-nos, mais cedo do que o habitual para irmos para a estação de Comboios de Torres Vedras. A viagem no comboio correu bem, enquanto uns jogavam às cartas, outros admiravam somente a paisagem e outros conversando alegremente, dizendo piadas e adivinhas…
    Logo que chegámos a Óbidos subimos um pequenino monte e entrámos na Vila histórica de Óbidos… Uma vila com muita, muita história! Na nossa visita começámos por nos dirigir com a Patrícia, uma guia que tínhamos conhecido no Posto de Turismo a uma igreja onde nos esperava uma rainha… Sua Alteza D. Isabel, esposa de D. Dinis! Com ela nos informámos sobre matéria que ainda não tínhamos aprendido. Esta rainha, entre outras duas que conhecemos a seguir foi uma rainha que cuidou muito bem da vila de Óbidos! A ela está associado um milagre qualquer… Ai, como é que se chama? Milagre das Rosas, é isso!
    Prosseguimos a nossa visita com um encontro com D. Leonor. Numa igreja em que entrámos lá estava Sua Alteza à nossa espera. Esta rainha tinha fundado um hospital e uma Santa Casa da Misericórdia que era anexo à Igreja onde estávamos.
    De seguida tivemos um encontro com D. Catarina d`Áustria. Esta rainha teve a preocupação de construir um Aqueduto com 3 Km de comprimento.
    Depois observámos um teatro de fantoches representado pelo Tomás e pela Maria e por rapazes da outra turma.
    Fomos comer à Cerca do Castelo e preparámo-nos para uma nova aventura!
    Um fantástico Peddy -Papper aguardava -nos… Demorámos pouco tempo a resolvê-lo visto que era fácil!
    Eu adorei esta visita!!!

    ResponderEliminar
  3. No dia 15 de Abril nós fomos a Óbidos de comboio.
    Iniciámos este projecto com uma visita guiada pela Patrícia.A primeira paragem foi na igreja de S.João, nessa igreja tivemos um encontro com a rainha Santa Isabel que nos ofereceu rosas brancas.
    De seguida a Patrícia guiou-nos até à Igreja da Misericórdia onde estivemos com a Rainha Dona Leonor.Ela entregou-nos um pergaminho e uns chocolates.
    Depois fomos para a Praça e Igreja de Santa Maria e estivemos um pouco com a Rainha d'Áustria.
    Seguidamente fomos fazer um teatro onde eu e o meu colega Tomás entrámos.
    Almoçámos e depois fizemos um Peddy-Paper.
    Depois fomos ao jardim interior do castelo.
    E fomos comprar muitas lembranças.
    Fomos para o comboio e quando chegámos a Torres Vedras os nossos pais já nos esperavam.
    Achei esta visita divertida e interessante.


    Maria

    ResponderEliminar
  4. No dia da visita a Óbidos os nossos pais levaram-nos à estação de comboios de onde partiríamos para a nossa aventura.
    O comboio era bom e até tinha casa de banho para quem precisasse.
    Quando chegámos fomos recebidos por uma senhora que nos iria guiar nesta aventura para conhecer Óbidos.Contou-nos a história de como conquistámos Óbidos e deu-nos uma coroa de cartão.
    Depois fomos a duas igrejas,com duas rainhas e as duas deram-nos um presente.
    Estava na hora do Peddy-Paper, dirigímo-nos ao sítio de onde partímos (já em Óbidos).Lá estava mais uma senhora que nos deu o caderno do Peddy-Paper e explicou como funcionava.Andámos muito por toda a cidade de Óbidos e finalmente completámos o caderno.
    Estava na hora de partir para casa,Torres Vedras.Descemos muitas rampas até à estação de comboios de Óbidos.Finalmente partímos exaustos de tanta caminhada.
    Adorei esta visita!

    ResponderEliminar
  5. A visita de estudo a Óbidos foi muito diferente daquelas que já fizemos!
    Começou tudo bem cedinho.Os nossos pais deixaram-nos na estação de comboios da nossa cidade e seguimos, de comboio, é claro, até Óbidos.
    Assim que chegámos, a Patrícia acompanhou-nos numa visita guiada pela Vila. Começámos por visitar a Igreja de S.João, onde ficámos a saber mais ainda acerca da Rainha D. Isabel.
    Durante esta visita apercebemo-nos de que aí existem muitas ruas com nome de artistas que viveram e trabalharam na Vila.
    Continuámos a nossa visita e assistímos a uma peça de teatro de fantoches. Esta peça foi representada por alguns colegas e era acerca da tomada do castelo.
    Depois de tanta aventura era chegada a hora do almoço.Almoçámos todos num parque.
    Logo após o almoço seguiu-se uma nova aventura, um Peddy-Paper.Entregaram-nos um caderno que fomos preenchendo para que no final passássemos a pertencer à Nobreza e registássemos o nosso brasão.
    Recebemos no final umas rosas brancas da Rainha D. Isabel que levámos para a nossa sala de aula.
    Foi uma visita espectacular!

    ResponderEliminar
  6. No passeio a Óbidos começámos por fazer uma visita guiada, onde visitámos diversos monumentos e o que melhor recordo é a Igreja de S.joão onde vimos a Rainha D.Isabel que foi muito amiga dos pobres .
    Na Igreja da Misericórdia vimos a Rainha D.Leonor. Ainda vimos outra Rainha, a D.Catarina d'Áustria na Praça e Igreja de Santa Maria.
    Eu senti nesta visita que ainda vivia no tempo dos reis dentro de um Castelo e gostei muito.

    ResponderEliminar
  7. Nesta visita de estudo fomos de comboio.
    Partimos logo de manhã da estação de comboios de Torres Vedras.
    Quando chegámos a Óbidos esperava-nos uma senhora chamada Patrícia que nos ia guiar até à Igreja onde apareceu a Rainha Santa Isabel.
    De seguida continuámos a nossa visita por Óbidos e conhecemos também a Rainha D.Leonor e a Rainha D.Catarina até à hora de almoço. Almoçámos na Cerca do Castelo.
    Da parte da tarde fizemos um Peddy-Paper sobre o que tínhamos aprendido e visto de manhã.Quando acabou fomos novamente até à estação para o regresso a Torres Vedras.
    Eu gostei muito desta visita porque foi uma forma de aprendermos mais sobre a História de Portugal.

    ResponderEliminar
  8. Olá!
    Sem dúvida que os meus conhecimentos ficaram mais enriquecidos!
    Foi claramente uma experiência inesquecível pois fizemos visita guiada e peddy-paper.
    Foi aprender de uma maneira diferente!!!
    Já tinha estado na vila de Óbidos mas na altura era muito nova por isso apenas me lembro vagamente...
    Adorei esta visita de estudo,obrigada professora!
    Leonor

    ResponderEliminar
  9. O dia começou na Estação de Caminhos de Ferro. Quando o comboio com destino a Óbidos chegou, ficámos emocionados porque alguns nunca tinham viajado de comboio.
    Ao chegar a Óbidos estava uma senhora à nossa espera para fazer a visita guiada.
    Vimos muitas igrejas, o castelo e as Rainhas D. Leonor, D. Catarina d`Áustria e D. Isabel.
    À tarde fizemos um Peddy-Paper pelas ruas da Vila e foi uma aventura.
    De regresso a Torres Vedras as nossas famílias aguardavam-nos com ansiedade na estação.
    Foi um dia inesquecível para todos!


    Francisco Correia

    ResponderEliminar
  10. No dia 15 de Abril fomos a Óbidos de comboio. A visita foi guiada pela Patrícia guiando-nos à Igreja S. João onde apareceu a Rainha D. Isabel que nos ofereceu rosas brancas simbolizando "O Milagre das Rosas".
    Depois, parámos na Praça e Igreja de Santa Maria e a rainha D. Catarina d'Áustria deu-nos um livro para pintarmos.
    Um pouco depois, estivemos junto da muralha do Castelo para assistirmos a uma pequena peça de teatro de fantoches que alguns colegas participaram.
    Logo depois da hora de almoço fizemos o Peddy-Paper que foi muito divertido pois pudemos conhecer um pouco mais de Óbidos. Só depois do peddy-paper é que fomos ao jardim interior para fazer uma sessão fotográfica, foi muito divertido.
    Ainda trouxemos como recordação a coroa que nos ofereceram logo no início da visita, doces e um pergaminho que a Rainha D. Leonor também nos presenteou e já na altura de regressarmos alguns ainda passaram no "Gift Shop" e eu trouxe dois lápis.
    Adorei esta visita de estudo, porque fizemos coisas muito diferentes do habitual. Espero que possamos repetir mais tarde pois adorei a experiência.
    Gil Silva

    ResponderEliminar
  11. A nossa visita a Óbidos começou com uma viagem de comboio. Foi muito agradável! Depois a Patrícia recebeu-nos no Posto de Turismo. Partimos para a Igreja de S.João onde nos foi apresentada D. Isabel. Era muito amável. Seguindo caminho vimos a rua Josefa de Óbidos. Depois entrámos na Igreja da Misericórdia que foi fundada por D.Leonor tal como o hospital que lhe era anexo. Quando saímos da igreja passámos por um passadiço que facilitava a passagem dos habitantes de uma casa para a outra sem passarem pela rua. Andámos um pouco e parámos na Praça e Igreja de Santa Maria onde nos encontrámos com D. Catarina D'Áustria que mandou construir o Chafariz da Vila.
    Depois de tanto aprender fomos fazer um teatro de fantoches. Finalmente chegou o almoço! Comemos e depois estava na hora de comprar muitas lembranças!
    A actividade da tarde era Peddy-Paper. Conseguimos resolver todos os esquemas do roteiro que nos foi apresentado! Foi uma bela visita que eu nunca irei esquecer!

    Carla

    ResponderEliminar
  12. No dia 15 de Abril a nossa turma foi a uma visita de estudo a Óbidos.

    De manhãzinha eu acordei e pedi à mãe para me ir arranjar a mochila para a visita a Óbidos. Assim que a minha empregada chegou, fomos logo directos para a estação de Comboios de Torres Vedras. Quando cheguei à estação ainda estavam lá poucos amigos meus. Finalmente, o meu par chegou – era a Mariana. Passado pouco mais de cinco minutos o comboio chegou e a nossa professora mandou-nos começar a entrar. A viagem correu lindamente e não ouve enjoos. Durante a viagem eu estive a observar a paisagem e a falar com a Mariana. Logo que chegámos a Óbidos, todos nós subimos um pequeno monte e chegámos à linda vila de Óbidos. A professora levou-nos a um posto de Turismo onde nós conhecemos a Patrícia, uma guia muito simpática que nos ofereceu umas coroas de cartão. Logo de seguida, a Patrícia dirigiu-nos a uma Igreja onde nos esperava uma rainha muito importante, a rainha Dona Isabel, esposa de um rei também muito importante, que era D. Dinis. A rainha Dona Isabel informou-nos sobre muitas coisas que nós ainda não tínhamos aprendido na escola. Esta rainha foi muito importante porque cuidou muito bem da vila de Óbidos e fez o Milagre das Rosas. Caminhámos mais um bocadinho e fomos para uma Igreja onde nos esperava outra rainha, a rainha Dona Leonor. Esta rainha foi, também, muito importante porque mandou fundar um hospital e a Santa Casa da Misericórdia. Logo a seguir tivemos um encontro com a rainha Dona Catarina de Áustria. Esta rainha mandou construir um Aqueduto com três quilómetros de extensão o qual demorou três anos a construir. Depois vimos um teatro de fantoches onde o meu colega Tomás e a minha colega Maria participaram, com mais dois meninos de outra sala. Já estávamos cansados de tanto andar! Fomos descansar um bocadinho e aproveitámos para comer na cerca do castelo e prepararmo-nos para o Peddy-Papper que se ia realizar à tarde. Durante o Peddy-Papper deram-nos um livrinho para nós irmos completando ao logo da visita. Esta visita foi espectacular!

    Zé Maria

    ResponderEliminar
  13. Eu gostei muito desta visita de estudo!Os nossos pais foram-nos pôr à estação de Torres Vedras logo de manhãzinha.Quando eu vi o comboio fiquei muito entusiasmado.
    Chegámos e uma senhora,que ia ser a nossa guia, já lá se encontrava.Ela primeiro levou-nos à Igreja de S.João,foi lá que apareceu a rainha D. Isabel,e entregou-nos umas rosas brancas. Também ficámos a saber mais sobre a história da Rainha Santa.
    Depois, antes de irmos para o castelo, a guia explicou-nos que algumas ruas tinham nomes de artistas que ali passaram.
    A seguir parámos junto da extensa muralha para assistir a uma peça de teatro.Essa peça tinha como título "A tomada do Castelo" e alguns colegas interpretaram as personagens de D.Afonso Henriques,Gonçalo Mendes da Maia, o alcaide Ismael e a sua filha,uma princesa moura.
    Após o almoço apareceu-nos uma nova aventura,o peddy-paper.Recebemos uns caderninhos para preencher ao longo desta aventura.
    Com esta actividade terminou a visita e voltámos de comboio, exaustos de tanto andar,mas valeu a pena.

    ResponderEliminar
  14. Pela primeira vez andei de comboio e fui visitar a vila de Óbidos com a minha turma.
    De manhã, fizemos uma visita guiada pela Patrícia que nos conduziu logo para a Igreja de S. João, onde nos encontrámos com a rainha Dona Isabel esposa de D. Dinis e para simbolizar «O Milagre das Rosas» deu-nos algumas rosas brancas que levámos para a escola de recordação.
    Ainda antes do almoço, vimos um teatro de fantoches feito por alguns dos nossos colegas. A seguir fomos almoçar.
    À tarde fizemos um Peddy-Paper onde tínhamos um roteiro com algumas pistas e exercícios para resolver.
    E para finalizar fomos ver um jardim de uma pousada, que era muito bonito.
    Eu adorei esta visita de estudo à vila de Óbidos!

    ResponderEliminar
  15. Gostei da nossa visita a Óbidos! Visitámos lindos sítios que relatam a História de Portugal.
    Para lá chegarmos viajámos de comboio, que adorei, pois foi a primeira vez que andei de comboio!!!
    Começámos a visita pelo Posto de Turismo onde nos aguardava a Patrícia,que nos conduziu pela Vila de Óbidos,como guia turística. Na Igreja de S.João que neste momento funciona como Museu Paroquial,fomos recebidos pela Rainha D.Isabel esposa de D.Dinis!
    A Rainha contou-nos a sua própria história, mas a parte mais interessante que contou e que mais gostei foi o historial "Milagre das Rosas".
    Depois dirigimo-nos à Porta da Vila,atravessámos a rua Josefa de Óbidos e passámos por um passadiço até à Igreja da Misericórdia. Aqui a Rainha D.Leonor contou-nos que foi ela a fundadora da Santa Casa da Misericórdia.
    Mais tarde a partir do Posto de Turismo iniciámos um Peddy-Paper.Perto do chafariz encontrámo-nos com a Rainha D.Catarina d' Áustria, que nos ofereceu um livro para colorir.Também no roteiro que a Patrícia nos deu tivemos tempo de desenhar o nosso brasão de família. Após tudo isto, regressámos para a estação de comboio de Óbidos onde fizemos o nosso regresso a Torres Vedras.
    Foi um passeio inesquecível!



    Guilherme

    ResponderEliminar
  16. Para mim foi a minha primeira viagem de comboio...
    Os nossos pais bem de manhã foram levar-nos à estação de comboios para partimos à aventura e quando chegámos a Óbidos,uma senhora deu a cada um aluno da nossa turma, uma coroa para viajarmos para trás no tempo.Assistimos a uma visita guiada e depois a um teatro interpretado por quatro amigos nossos.Depois dissemos adeus a Óbidos e voltámos a Torres Vedras.
    Foi uma viagem muito enriquecedora e interessante!!

    ResponderEliminar
  17. Adorei a nossa visita a Óbidos! Visitámos lindos sítios que relatam a História de Portugal.
    Para lá chegarmos viajámos de comboio, que gostei muito, pois foi a primeira vez que andei de comboio.
    Ao chegar a Óbidos estava uma senhora à nossa espera para fazer a visita guiada.
    Vimos muitas igrejas, o castelo e as Rainhas D. Leonor, D. Catarina d`Áustria e D. Isabel.
    De tarde fizemos um Peddy-Paper onde tínhamos um roteiro com algumas pistas e exercícios para resolver.
    E para finalizar fomos ver um jardim de uma pousada, que era muito bonito.
    Eu adorei esta visita de estudo à vila de Óbidos.
    André

    ResponderEliminar
  18. Nesta visita de estudo,partimos para Óbidos de comboio.Eu gostei muito de ver as casas típicas desta vila.E também saber que as fachadas só podem ser pintadas de vermelho,cinzento,amarelo,e azul.Visitámos muitas igrejas e vimos a Muralha do Castelo e a Porta da Vila.
    Na sala de aula fizemos trabalhos,desenhos e pinturas sobre esta visita de estudo a Óbidos.O meu desenho está no Blogue .
    Adivinhem qual é...
    Achei esta visita importante porque enriqueci os meus conhecimentos de História.
    JOANA

    ResponderEliminar
  19. No dia 15 de Abril nós fomos de comboio até Óbidos.

    Quando chegámos,esperava-nos uma visita guiada pela Patrícia que nos deu umas coroas de cartão para usarmos durante o dia.

    A caminhada foi longa.Passámos por igrejas,pela muralha,etc.Tivemos uma pequena surpresa.Em três das igrejas vimos a Rainha Santa Isabel,D.Leonor e D.Catarina d'Áustria.
    A Rainha Santa Isabel ofereceu-nos 6 rosas brancas que simbolizam o "Milagre das Rosas" e a D.Leonor ofereceu-nos um diploma e chocolates.
    A seguir vimos um espectáculo com o D.Afonso Henriques interpretado pelo Tomás,o Gonçalo da Maia interpretado pelo Martim,a princesa Moura interpretada pela Maria e o Alcaide Ismael interpretado pelo Vasco.
    Chegou a hora do almoço.Eu comi panados com batatas.

    Depois fizemos o Peddy-Paper.Desenhámos o aqueduto,completámos lacunas...

    Ao fim do dia voltámos para a estação de comboios de Óbidos e fomos de comboio para Torres Vedras.
    Adorei esta visita de estudo!

    ResponderEliminar
  20. Filipa Garrido:

    A visita a Óbidos foi fascinante.
    Começámos às 9 horas da manhã, fomos de comboio, lá dentro estivemos todos muito animados.
    Quando chegámos a Óbidos subimos uma grande rampa que ia dar à porta das traseiras do castelo. Entrámos no castelo e caminhámos até ao posto de turismo onde encontrámos uma guia muito simpática. Ficámos ao lado do posto de turismo onde havia uns bancos, onde nos sentámos para vermos os fantoches dos reis que a guia nos mostrou. Também nos deu umas coroas de papel que colocámos na cabeça. Depois caminhámos até uma igreja que agora está transformada em museu, onde encontrámos a rainha santa Isabel que trazia no seu manto rosas brancas. Deslocámo-nos para outra igreja, que ainda é igreja, e desta vez encontrámos a rainha D. Leonor que nos deu rebuçados e um pergaminho da época. Também fomos a uma igreja onde encontrámos D. Catarina de Áustria que nos mostrou o vestido a rigor. Continuámos o passeio pela cidade de Óbidos. Depois do almoço fomos ter novamente com a guia que nos deu um livrinho para preenchermos. No final ainda passámos pelo jardim interior do castelo que é muito bonito...

    ResponderEliminar